quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PROERD CAPACITOU 58 MIL ALUNOS EM 64 MUNICÍPIOS CEARENSES

Policial e Alunos em Formatura Proerd
Como um dos trabalhos educativos e preventivos que mais aproxima a Polícia e a sociedade, o Programa de Erradicação das Drogas (Proerd) capacitou mais de 58 mil crianças cearenses, neste ano, quanto ao perigo e às consequências do uso das drogas. Utilizando uma metodologia que simula situações de risco, o Proerd combate as drogas e gera situações carregadas de peso simbólico: centenas de crianças alegres correndo para abraçar policiais militares.
Em 2011, o programa ficou ao cargo do Ronda do Quarteirão, por estar mais próximo do cotidiano da comunidade, quase triplicando o número de crianças atendidas em 64 Municípios do Estado. De todo modo, até mesmo apoiadores do programa reconhecem a importância do papel da família e da escola. Enquanto aumenta o número de usuários de drogas no Ceará, o Proerd chega com um aviso aos pais: "eduque o seu filho antes que o traficante o adote".
Capacitação
Ao todo, no Estado, foram capacitadas 58.263 crianças de 64 Municípios, englobando 402 escolas, em 2011. Desde que foi criado, em 2001, o programa já atendeu a mais de 195 mil crianças. Segundo o secretário executivo do Proerd, tenente Anderson Duarte, uma dos maiores fatores para a ampliação no atendimento foi a entrada do Ronda do Quarteirão como o novo responsável pelo programa.
"Praticamente triplicou o número de crianças participantes", afirma. Em 2012, a meta é dobrar o número de Municípios atendidos pelo programa. Durante o mês de janeiro haverá capacitação de novos educadores sociais, os quais hoje são 90.
Nos próximos anos, o programa será ampliado. "E, para continuar o acompanhamento desses jovens, o programa em breve também atenderá o ensino médio e as famílias. Nós já fazemos palestras nas empresas, associações, escolas e bairros de risco, alertando sobre esse perigo das drogas", diz o subtenente Lealdo Nogueira, do Proerd de Russas.
Dizer "não"
"É um programa que nos mostra que a felicidade não está em torno das drogas, e todos nós temos a capacidade de dizer não a elas. Aprendi a dizer não para quem me oferece", diz o estudante Lázaro Lima Ferreira, da 6ª série da Escola de Ensino Fundamental Padre Joaquim de Menezes, em Limoeiro do Norte.
No último fim de semana, várias comunidades e escolas reuniram-se, em Limoeiro do Norte, na cerimônia de encerramento da última turma do programa. Autoridades políticas e policiais dançaram e se emocionaram. Concurso de frases, cartas e distribuição de presentes estiveram na programação.
Após um ano de capacitação desses garotos, os policiais-educadores cabos Orleudo de Sousa e Nardo Jean transformaram-se em ídolos da meninada, que com eles estudou, discutiu situações ligadas às drogas e até dançou a famosa "dança do Proerd", que, de uma forma divertida, permite que todos memorizem o objetivo do programa.
Apesar da dança animar muitos dos alunos, uma das principais ferramentas do "método Proerd" é a simulação de diferentes situações de risco. "Nós criamos peças de teatro, e são várias as situações simuladas, como chegar até a criança e oferecer um cigarro, um copo de bebida", explica o subtenente Lealdo Nogueira, policial do Ronda do Quarteirão e educador social do Proerd no Município de Russas.
"É uma forma de aproximar a Polícia da sociedade", resume o cabo Nardo Jean, que não é mais só um "policial-professor", tornando-se o "tio" de mais nove centenas de crianças e adolescentes. Ele e o cabo Orleudo Sousa conquistaram a simpatia dos alunos de tal forma que todos os estudantes queriam abraçar e tirar fotos com a dupla para guardar de lembrança.
Para Mazé Barros, uma das incentivadoras do Proerd e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Limoeiro, os policiais cumprem um papel educativo que, por vezes, deveria ser tarefa dos pais. (Fonte Diário do Nordeste)

Nenhum comentário: